segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Princípio Divino


"Assim como a obra de um artista é a manifestação visível da natureza invisível de seu autor, toda criação é um "objeto substancial" da deidade invisível de Deus, o Criador. Sua natureza é demonstrada em cada criação. Assim como nós podemos sentir o caráter de um autor através de suas obras, podemos perceber a deidade de Deus pela observação de Sua criação.

"Para conhecer a natureza da deidade de Deus, vamos examinar fatores comuns, que podem ser encontrados em Sua criação. Uma criação, seja lá qual for, não pode vir a existir até que se realize o relacionamento recíproco entre positividade e negatividade, não somente dentro de si mesmo, mas também em relação a outros seres. Por exemplo, partículas, que são os componentes essenciais de toda matéria, têm positividade, negatividade e neutralidade, sendo esta produzida quando o positivo e o negativo se neutralizam. Quando as duas características entram em relacionamento recíproco, estas partículas formam um átomo.

"Todo átomo assume as características de positividade ou negatividade e, à medida que as características duais em cada átomo produzem relacionamentos recíprocos com outros átomos, eles formam moléculas materiais. A matéria, que é formada desta maneira - de acordo com o relacionamento recíproco entre estas duas características - torna-se nutrimento para animais e plantas, quando é absorvida por eles.

"Todas as plantas existem e se multiplicam através de um relacionamento que ocorre entre o estame e o pistilo, enquanto o mesmo ocorre no mundo animal através de relacionamento entre o macho e a fêmea. 

"Com respeito ao homem, Deus criou um homem (masculino), Adão, no início; então, vendo que não era bom que o homem estivesse só (Gn 2.18), fez a mulher (feminino), Eva, como objeto de Adão, e pela primeira vez Deus viu que sua criação era "muito boa" (Gn 1.31). Assim como um "íon" positivo ou negativo, mesmo depois da dissociação, é de fato a combinação de próton (positivo) e elétron (negativo), o estame e o pistilo da planta, e o macho e a fêmea do reino animal podem também existir somente através de um relacionamento recíproco entre suas essencialidades duais de positividade e negatividade. Assim também há uma característica feminina latente em todo homem, e uma essência masculina em toda mulher. Os aspectos de todas as coisas na criação existem em uma base recíproca, tal como dentro e fora, interno e externo, anterior e posterior, direito e esquerdo, superior e inferior, alto e baixo, forte e fraco, longo e curto, largo e estreito, leste e oeste, sul e norte. Isto é porque todas as coisas foram criadas para existirem através de um relacionamento recíproco entre suas essencialidades duais.

"Como vimos, todas as coisas existem através de um relacionamento recíproco entre as essencialidades duas de positividade e negatividade. Devemos, além disso, conhecer o relacionamento recíproco entre outro par de essencialidades duas, que é mais fundamental ainda do que o de positividade e negatividade. Tudo na existência tem tanto forma externa como caráter interno. A forma externa é visível e reflete o caráter interno, que é invisível. Embora o caráter interno não possa ser visto, ele assume uma certa forma de modo que a forma externa vem a assemelhar-se ao caráter interno quando aparece numa forma visível. O "caráter interno" e a "forma externa" referem-se aos dois caracteres, que são os dois aspectos relativos da mesma existência. Neste relacionamento, a forma externa pode também ser chamada de "segundo caráter interno", de modo que juntos nós o chamamos de "características duais" ou "essencialidades duais".

"Podemos tomar o homem como um exemplo. O homem é formado de corpo, a forma externa, e mente, o caráter interno. O corpo visível se assemelha à mente invisível. O corpo assume a forma que se assemelha à forma projetada pela mente. Eis a razão porque se podem julgar o caráter e o destino invisível do homem por sua aparência externa. Chamamos à mente de "caráter interno", e o corpo de "forma externa". Aqui também, sendo nossa mente e nosso corpo dois aspectos relativos do mesmo o homem, o corpo pode ser chamado de "segunda mente", ou uma duplicação da mente. Juntos, damos a eles o nome de "características duais do homem". Agora podemos entender o fato de que tudo existe através de um relacionamento recíproco entre as duas características de caráter interno e forma externa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário