quarta-feira, 11 de julho de 2012

Uma história zen

Goso Hoyen costumava dizer: "Quando me perguntaram o que é o zen, conto esta história:

Ao perceber que seu pai estava envelhecendo, o filho de um arrombador de casas pediu que este lhe ensinasse o ofício, para que ele pudesse dar continuidade aos negócios da família depois que o pai se aposentasse. O pai concordou, e naquela noite os dois invadiram uma casa juntos.

O pai abriu um grande baú e pediu ao filho que entrasse ali e pegasse roupas. Assim que o rapaz entrou, o pai trancou o baú e fez um barulhão para despertar todos os moradores da casa. E fugiu, em silêncio.

Preso no baú, o rapaz estava zangado, apavorado e intrigado, sem saber como sair. De repente, teve uma ideia - fez um som imitando um gato.

A família mandou a empregada pegar uma vela e examinar o baú. Quando a tampa foi aberta, o rapaz saltou para fora, assoprou a vela, empurrou a empregada assustada e saiu correndo. As pessoas correram atrás dele.

Ao ver um poço ao lado da rua, o jovem jogou uma pedra grande e se escondeu na escuridão. Os perseguidores cercaram o poço, tentando ver o arrombador se afogar.

Quando o rapaz chegou em casa, estava muito bravo com o pai e tentou lhe contar a história, mas o pai disse: 'Não precisa me falar dos detalhes. Você está aqui - aprendeu a arte.'"

Nenhum comentário:

Postar um comentário